O TikTok Banido nos EUA já é uma realidade, mas eu to no Brasil, o que isso tem a ver comigo?
Para entender melhor como o TikTok Banido nos EUA vai te fazer repensar sua estratégia, vamos voltar um pouco no tempo…
No dia 30 de Agosto de 2024, por conta de um bloqueio judicial, o X (antigo twitter) ficou inoperante no Brasil por 39 dias, até que resolvesse pendências no nosso país.
Isso deixou claro, que é possível que bloqueios de plataformas possam acontecer também aqui no Brasil, isso pode impactar diretamente a estratégia de marketing do seu negócio. Grande parte dos empreendedores, hoje, usam o Instagram e o TikTok como estratégias principais de anúncios e aquisição de clientes (boca de funil).
Uma plataforma como o Instagram ou TikTok sendo bloqueada, mesmo que por pouco tempo, certamente irá impactar diretamente na estratégia. Muitas empresas que dependem disso, por exemplo:
Se você baseia seu fluxo de clientes, divulgação, captação e funil principal no Instagram, por exemplo, se um dia acontecer dessa plataforma ser bloqueada, você estará em grandes apuros. É preciso sempre se lembrar da máxima que SEU PERFIL DE REDE SOCIAL, NÃO É SEU! Ele segue normas e diretrizes de uma empresa que controla e detém os direitos da plataforma.
O mesmo é válido, para uma conta que fere as regras de uso (seja qual for). Normalmente a conta acaba sendo desativada, você perde o acesso e simplesmente tudo que você construiu ali, vai pelo ralo.
O que fazer para se precaver de algo assim?
Nem tudo está perdido, existem formas de minimizar o impacto.
A primeira sugestão que eu te faço é: tenha uma plataforma que você TEM O CONTROLE, isso pode ser conseguido simplesmente criando um site. Num site seu, você controla as nuances básicas da plataforma, adiciona informações e promoções do seu jeito e sem limitações. Você pode estimular os clientes a visitarem o seu site com conteúdos personalizados e cupons de desconto exclusivo para acesso via site. Isso faz com que seu cliente sempre queira ver o que há de novo e não depende da rede social.
Além disso, sempre cadastre seus clientes, tenha de forma organizada o nome, telefone e email de quem compra de você. Isso servirá como backup, e se qualquer plataforma cair (incluindo o WhatsApp) você não ficará “sem contato” com sua base de clientes. Usar plataformas de envio de emails é sempre uma excelente estratégia (lembre-se de pedir autorização ao cliente).
Por fim, tenha sempre em mente que quanto mais canais de contato você tem com seu cliente, mais fácil é de manter o fluxo de compras, eles precisam te ver e lembrar constantemente de seus produtos ou serviços!
Tem conteúdo em vídeo toda semana no canal, dá uma olhadinha lá também!